Dicas para uma bela ceia de Natal

Dicas para uma bela ceia de Natal

Dicas para uma bela ceia de Natal

O Natal, no Brasil, é uma das datas comemorativas mais mágicas do ano.

A noite do dia 24 de dezembro é sempre um momento muito especial para troca de presentes, abraços, sorrisos e, é claro, de reunir a família à mesa para uma ceia farta e deliciosa.

E, para você fazer dessa refeição o auge da noite, separamos algumas dicas simples e rápidas de organizar, mas que vão conquistar seus convidados.

1 – Decoração: Pra começar, escolha bem a toalha da mesa. Se seu estilo é romântico, uma boa opção é uma toalha rendada branca, que combinada com guardanapos de tecido vermelho ou verde, finalizados com anéis de corda e pequenos galhos de folhas e flores vivas, dão um toque chique-simples que encanta. Para finalizar, castiçais de cristal e pequenos arranjos de flores distribuídos no centro da mesa completam a ideia de uma ceia rústica poética. Já se a ideia é imprimir mais sofisticação, use anéis de guardanapos dourados e acrescente laços de veludo vermelho nos arranjos.

2 – Iluminação: Nesta noite, o clima de aconchego deve imperar. Então, aposte na iluminação com muitas velas, de tamanhos diferentes. Para garantir a segurança e ainda mais beleza, coloque elas dentro de vidros, com pedrinhas brancas, vermelhas e verdes. O aconchego estará por toda a parte. Outra ideia é finalizar os vidros com laços de juta dourada. Mais uma opção que dá um toque rústico sofisticado a decoração.

3 – Louças: Se sua louça é totalmente branca, o souplá pode ser vermelho ou verde, para reforçar as cores da data. Se a escolha é ser mais rústico, souplás de sisal podem acrescentar mais estilo à cena.

4 – Taças: O espumante é a bebida das comemorações. Por isso, taças de cristal não podem faltar. Mas, se a sua escolha for por um bom vinho, não esqueça de acrescentar um copo ou taça para água.

5 – Prato principal: Não há dúvidas, o peru é o rei da noite. Na internet, você pode encontrar as mais variadas receitas. A dica é testar a receita uns dias antes, para não errar justo na frente dos convidados. Agora, se você não tem muito tempo, a boa é encomendar o peru num fornecedor de confiança.

6 – Acompanhamentos: O arroz à grega, apesar de polêmico, é icônico. Não pode faltar ao lado da farofa e das frutas. Vale incrementar o menu com uma carne assada ao forno com decoração de batatas, cenouras, pimentões e tomatinhos. Pães, patês e brusquetas também podem vir à mesa.

7 – Saladas: A salada Caesar faz par perfeito com o prato principal. Salpicão e maionese também combinam muito com o cardápio.

8 – Frutas: Para acompanhar a refeição ou abrir os trabalhos da sobremesa, as frutas podem vir acompanhadas de chantilly e chocolate. No Pinterest, você pode encontrar ideias incríveis de decorações divertidas e deliciosas com frutas.

9 – Sobremesas: Depois das delícias salgadas, o doce chega para encantar ainda mais os paladares. Tortas, bolo de frutas, cheesecakes, pudins, mousses, pavês e tiramissú são excelentes opções. Caso falte tempo para fazer ou encomendar uma dessas delícias, os novos chocotones artesanais super recheados podem ser uma alternativa muito gostosa.

10 – Lembrancinhas: Para fechar com a chave de ouro sua festa, distribuir pequenos mimos antes dos convidados irem embora é uma gentileza que vai deixar sua noite marcada na memória. Minipanetones, doces no pote, chocolates em embalagens criativas, pacotinhos de amanteigados ou biscoitos decorados de Natal são boas opções.

Usando a criatividade e imprimindo a sua personalidade, aliadas a essas dicas, vai ficar mais fácil organizar a sua ceia de Natal, para que ela seja um verdadeiro sucesso. Boa festa e um feliz Natal!