5 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE GRANDES E PEQUENOS CONDOMÍNIOS

5 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE GRANDES E PEQUENOS CONDOMÍNIOS

5 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE GRANDES E PEQUENOS CONDOMÍNIOS

Quando você vai comprar um apartamento, seja para investir ou morar, surge a dúvida: o que é melhor? Grandes ou pequenos condomínios? Para ajudar você a tomar essa decisão com mais propriedade, elaboramos um conteúdo exclusivo com as 5 principais diferenças e vantagens entre esses empreendimentos.

1 – Número de apartamentos: geralmente, a quantidade de unidades no empreendimento é o que diferencia logo de início um condomínio grande de um pequeno. Quanto maior o número de unidades, menor o valor do condomínio a ser pago pelos moradores, já que os custos são repartidos entre mais pessoas.
2 – Estrutura: com a tendência de maiores áreas de lazer nos condomínios, a estrutura oferecida aos moradores e visitantes é decisiva na hora de diferenciar estes empreendimentos. Quanto mais espaços para os moradores usufruírem nas horas de folga, maior o custo de manutenção. Neste caso, quanto maior o número de apartamentos, menor será o custo destes espaços para cada um.
3 – Áreas de uso comum: além de ser composta pelos espaços de lazer e serviços, o cálculo desta área inclui também as metragens do hall, dos corredores, dos elevadores, da área de manobra nas garagens, dos jardins, calçadas e estacionamento para visitantes. Dessa forma, quanto maior o condomínio, maior a área de uso comum compreendida na área global de cada unidade.
4 – Quantidade de funcionários: pense bem, se a estrutura é maior, o número de apartamentos maior e a área de uso comum maior, com certeza, a quantidade de funcionários necessária para manter tudo em boas condições de uso será maior também. Em condomínios maiores, a contratação de empresas terceirizadas para a administração também é positiva, já que não há envolvimento pessoal nas questões entre vizinhos, tornando a gestão mais profissionalizada.
5 – Segurança: grandes condomínios, pela maior circulação de pessoas, aparentemente pode parecer mais inseguro, porque dificulta o controle de acesso ao edifício. Mas, nem sempre isso é verdade. Na maioria das vezes, condomínios contam com circuitos internos de câmeras e contratam portaria e monitoramento 24 horas a um custo menor para cada unidade. Assim, acaba ganhando em segurança dos pequenos condomínios.

Agora que você tem uma noção mais clara das vantagens e diferenciais de cada dimensão de empreendimento, fica mais fácil decidir qual será seu próximo endereço ou investimento.

Fica a dica MML.