Insegurança ao comprar um imóvel na planta

Insegurança ao comprar um imóvel na planta

Insegurança ao comprar um imóvel na planta

Comprar uma casa ou um apartamento é um passo muito grande na vida de todos nós! É realização de um sonho, de um desejo quase unânime dos brasileiros.

Além disso, a aquisição de um imóvel tem um peso financeiro enorme para as famílias e é, na maioria das vezes, a compra da vida de uma pessoa. Sendo que é perfeitamente normal sentir uma insegurança ainda maior quando o imóvel ainda está na planta.

E isso acontece por diversos fatores, como por exemplo, confiar apenas na visualização de modelos decorados, plantas e maquetes para decidir se o investimento vale ou não a pena.

Fora a expectativa da espera! Podem ser anos até finalmente ver o seu lar pronto, sem contar as possibilidades de atrasos ou incidentes no processo.

Comprar um imóvel assusta pessoas de qualquer renda. Segundo uma pesquisa do Info Money, 59% das pessoas que recebem mais de 10 salários-mínimos dizem ter medo do processo de compra, já para os que recebem entre 5 e 8 salários-mínimos a porcentagem sobe para 74%.

E o motivo do receio é diferente para cada grupo, enquanto os que tem renda mais alta o medo é de não receber o bem, os de renda mais baixa têm medo da aprovação do financiamento e se vão conseguir arcar com as prestações.

Bem, estamos em uma fase bem favorável para quem quer adquirir um imóvel: taxa de juros bastante atrativas e grande oferta de imóveis, que acaba por baixar os valores de mercado. Portanto, esta pode ser a chance de tirar este projeto do papel, com um valor que caiba no seu bolso!

Já quanto à entrega do imóvel: isso é cada vez mais raro, devido ao endurecimento da legislação que rege o trabalho das construtoras e incorporadoras. Além disso, boa parte das obras são financiadas por bancos que fiscalizam as obras e garantem a entrega do imóvel.

Algumas dicas:

  • Antes de comprar, é sempre bom verificar a empresa por trás do empreendimento, busque construtoras confiáveis, assim, você terá segurança para dar este grande passo. A MML, por exemplo, está há quase 40 anos neste mercado e com vários empreendimentos já entregues.

  • É preciso se familiarizar com o processo de compra, antes de se tomar uma decisão, pesquise sobre o assunto, sobre os impostos e outros custos envolvidos. Converse com o seu gerente de banco para saber as condições de financiamento. É importante saber de quanto é o valor de entrada e como são calculadas as parcelas do financiamento.

  • Organização financeira é a chave do sucesso deste negócio! Além de tudo o que falamos no item anterior, saiba se você terá custos com reformas ou acabamentos, evite endividar-se, procure saber qual o valor de crédito está disponível para você, de acordo com a sua realidade financeira. E lembre-se: contratempos acontecem, portanto, planeje ter uma reserva maior para que você não fique sem dinheiro ou com o “nome sujo” quando for solicitar o financiamento. E, mesmo após a aprovação do crédito, tenha uma reserva, uma hora ela será útil!

  • A burocracia não é motivo para desistir, você não precisa enfrentá-la sozinho. Você pode contar com a MML para te assessorar nas diversas etapas da realização do seu sonho! Com informação clara e direta.

Comprar imóveis na planta pode ser uma excelente oportunidade de conseguir um ótimo imóvel por um preço menor e que sofrerá valorização após a entrega. Outra vantagem é que você pode personalizar tudo o que quiser, de acordo com o seu gosto ou suas necessidades, desde a forma de pagamento até a decoração do seu lar.

Então, se você se organizar financeiramente, se informar, pesquisar e não se levar por um impulso, porque comprar um imóvel é um processo longo e que requer planejamento, certamente você fará um bom negócio e sem medo de errar!

Portanto, VIVA cada momento deste sonho!