Dicas para a hora da mudança

Dicas para a hora da mudança

Dicas para a hora da mudança

Casa nova, vida nova! É isso mesmo, uma vida que já começa com uma conquista!

Mudar de casa é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal, para renovar ares, viver em um “ mundo diferente”, se organizar em um espaço novinho.

Porém… O processo de mudança nem sempre é fácil e tranquilo. Ele demanda tempo, organização e trabalho, muito trabalho. É preciso decidir o que vai, doar ou vender o que não cabe no seu novo lar, encaixotar, empacotar. E arrumar tudo de novo. Ufa, já cansei, e você?

Para evitar o estresse é preciso planejamento e MUITA ORGANIZAÇÃO.

Se você está de mudança, fizemos um passo a passo que pode te ajudar:

ANTES DA MUDANÇA

  • Estude o seu novo espaço
    Antes de se mudar de vez, estude o seu novo imóvel. Conheça os ambientes, meça os cômodos e veja o espaço que terá disponível. Depois, avalie tudo o que você tem, móveis, eletrodomésticos, itens de decoração, utensílios de cozinha, roupas, sapatos, acessórios, etc. Por que você deve fazer isso? Para ver o que realmente cabe na sua casa nova. Não notamos o quanto temos acumulado até precisarmos nos mudar. Então, faça uma lista do que você ainda poderá utilizar, o que precisa ser reformado e o que for ficar para trás, estes últimos itens podem ser doados ou vendidos.

  • Prepare os materiais que você vai precisar
    Não deixe nada para a última hora. Se você tem a intenção de se mudar daqui um tempo, já comece agora a se desfazer do que não quer mais ou que não tem mais utilidade para você. E, quando já houver uma previsão mais concreta de mudança, inicie o processo de empacotamento. Se você deixar para última hora, pode acabar esquecendo algo importante ou levando coisas desnecessárias. Você precisará de muita fita adesiva, tesoura, canetas e caixas, MUITAS CAIXAS. Para economizar, pegue caixas de papelão em mercados e feiras. Comece a embalar os itens que são menos utilizados e os que mais necessários por último, portanto, itens de decoração, roupas de cama, brinquedos, louças e utensílios de cozinha que não são do dia a dia vão primeiro, itens de higiene e roupas vão por último. O ideal é fazer uma “muda de roupa” com o que você vai usar na semana e o resto, empacote!

  • Detalhes tão pequenos
    Tire fotos das conexões e cabos que você tem pela casa. Coloque etiquetas em cada um dos cabos, assim, você vai saber de qual aparelho é cada um. Avise seus futuros-ex-vizinhos sobre possíveis correspondências e deixe um telefone para contato, caso não queira deixar seu novo endereço, tudo bem é uma escolha sua, mas avise que vai buscar as cartas que chegarem para você. Enumere as portas e gavetas dos armários, isso facilita na hora da remontagem. Travesseiros, almofadas, cortinas, cobertas, roupas de cama, mesa e banho podem ser muito bem acondicionadas em sacos de lixo, eles são resistentes e ocupam menos espaço que caixas, só não esqueça de etiquetar estes sacos, para não acabar os jogando fora! Ah, e uma dica para a vida: coloque etiqueta em tudo! No dia da mudança, na casa nova, coloque placas, quarto 1, banheiro 1, etc, e coloque a informação bem visível na etiqueta do que vai chegar, assim, não fica tudo em um canto para depois ser separado e guardado.

DURANTE A MUDANÇA

  • Peça ajuda
    Se tiver orçamento para isso, contrate uma empresa de mudanças, isso vai facilitar bastante a sua vida. Mas se não der., conte com a ajuda de amigos e familiares para empacotar, carregar, fazer a mudança e desempacotar. Toda ajuda é bem-vinda. Ah, e curta este momento, ele pode ser desgastante, mas é muito divertido!

  • Antes de fechar, faça uma ronda pela casa
    Dê uma boa olhada em todos os cômodos e armários que ficarem para garantir que não está deixando nada para trás. Na euforia de ir para a casa nova, você pode deixar algo importante para trás. São uns minutinhos só, mas vale o cuidado extra. Assim, quando tudo estiver no caminhão e no carro, ande pela casa, passe em cada cômodo, incluindo os cantos menos usuais. E nessa ronda, vá agradecendo por tudo o que viveu e aprendeu ali! Uma nova etapa se inicia agora, mas carregamos as lições que aprendemos. Agora, pronto, hora de seguir com a vida!

APÓS A MUDANÇA

  • Burocracias
    Hora de mudar de endereço, avise bancos, prestadores de serviços, planos de saúde, etc. Não esqueça de cancelar os serviços da casa que você se mudou, como água, luz, gás e, se for possível, altere serviços de telefone, internet, assinaturas de jornais e revistas. Lembra do futuro-ex-vizinho, peça para ele guardar correspondências que você ainda possa receber no endereço, isso evita que você pague multas por possíveis atrasos.

  • Remonte os móveis
    Comece pelas camas e pelo que vai na cozinha, depois, vá para o restante da casa. Se for possível, contrate o serviço de montadores de móveis, isso pode facilitar o seu trabalho e tornar a mudança mais rápida. Na hora de desmontar os móveis, faça pacotinhos com filme plástico com os parafusos e porcas e o prenda no móvel correspondente, ah, e lembra da numeração? Agora ela vai fazer sentido, facilitando a vida de quem está remontando os seus móveis.

  • Desempacote com calma
    As etiquetas farão sentido agora, afinal, você não vai precisar do jogo de chá da sua avó agora, mas vai precisar dos copos, pratos e talheres. E você vai saber exatamente em qual caixa está cada item, porque estará marcado na etiqueta.

Novamente, parabéns pela sua conquista! VIVA!!! Você tem uma casa nova para criar novas e incríveis lembranças e poder começar, finalmente, uma nova fase na sua vida!