Como proceder a manutenções/ pós obra do meu novo imóvel?

Como proceder a manutenções/ pós obra do meu novo imóvel?

Como proceder a manutenções/ pós obra do meu novo imóvel?

Qualquer edificação precisa de cuidados. Mesmo que tenha sido construída com tecnologia de ponta e materiais inovadores e de alta qualidade,  para continuar funcionando bem e sem perder suas características estéticas, é preciso fazer manutenções preventivas e corretivas. 

E a manutenção não é apenas contratar alguém para consertar problemas ou fazer reformas. Ela se inicia muito antes disso, podemos dizer que a manutenção preventiva começa na própria construção do empreendimento e envolve todo o cuidado com a infraestrutura do prédio e com a entrega aos proprietários. 

Além disso, é preciso realizar as manutenções preventivas, que envolvem, entre outros procedimentos: 

– Inspeções de rotina para checar as condições de cada elemento do imóvel;

– Pequenos reparos elétricos, hidráulicos e de outras naturezas;

– Bom uso dos equipamentos e instalações para prevenir problemas que surgem com o tempo.

Bem, já deu para perceber que a manutenção predial é um conjunto bem amplo de ações que tem como objetivo preservar a vida útil do prédio. Quem recorre à manutenção somente quando algum problema se torna aparente pode se surpreender em saber que esta deveria ser uma situação rara na gestão predial e que, agindo desta forma, pode ainda descobrir que o problema é maior do que imaginava. 

Existem 3 serviços que fazem parte da manutenção predial, entenda porquê cada um é importante: 

– Manutenção preventiva: é o “checkup de rotina” dos edifícios, quem cuida bem da saúde enquanto é jovem chega à maturidade com mais vigor e sem problemas relativos à idade. O mesmo vale para os prédios. A manutenção preventiva evita que desgastes comuns se tornem mais graves, por este motivo, a manutenção preventiva começa assim que a obra é entregue.

– Manutenção corretiva: essa é a mais conhecida. O prédio está com um problema, então, pede-se manutenção. De fato, nem todo defeito dá sinais claros antes de acontecer, mas com um bom trabalho preventivo, estas ocorrências corretivas tendem a diminuir bastante. Mesmo que não em quantidade, mas a gravidade, com certeza. Explicamos: vamos pensar que tenha aparecido uma pequena rachadura em alguma parede da garagem do prédio. Isso já seria suficiente para solicitar manutenção, mas como é pequena, pode ter passado despercebido ou como algo “normal”. Entretanto, essa pequena rachadura pode evoluir e se tornar grande e se espalhar para outras partes, tornando o problema maior e o que seria uma manutenção simples e barata passa a ser um caso grande, demorado e caro. Por isso é importante identificar problemas com rapidez.

– Manutenção preditiva: pode ser confundida com a preventiva, já que as duas têm o mesmo objetivo, se antecipar aos problemas. Mas fazem isso de forma diferente. A preventiva faz inspeções periódicas, de acordo com as especificações dos fornecedores dos materiais da própria construção. Já a manutenção preditiva começa antes disso, com a máxima atenção para identificar sinais de anomalias a qualquer momento, mesmo antes dos períodos de inspeção pré-determinados. Para isso, usa-se ferramentas de medição e análise contínuos e uma política de boas práticas mantidas pelos ocupantes dos imóveis.

Posso confiar na construtora?

A manutenção predial vai muito além de consertar ou trocar peças quebradas, materiais que se deterioram ou que apresentam mau funcionamento, ela engloba tudo o que está na edificação e o cuidado começa antes mesmo da obra ficar pronta. 

Com um trabalho tão grande e complexo, é de se esperar que surjam dúvidas quanto à qualidade do que é entregue. 

Uma construtora séria, que preza pela execução e qualidade de seus empreendimentos, primará, também, pela manutenção. Já que depois de 5, 10, 20 anos se seus prédios ainda mantiverem a beleza e a funcionalidade, seus clientes ganham confiança para investirem em novos empreendimentos. 

Este assunto é delicado. Os condomínios normalmente não veem este processo como um dever dele. Principalmente nos 5 primeiros anos. Fica um jogo de empurra das responsabilidades das manutenções e normalmente culpam a construtora por todos os problemas. E também é muito difícil, mesmo com uma orientação próxima, este assunto junto aos condôminos. 

Nós, aqui da MML, entendemos que trabalhamos não só com edificações, mas com a construção do sonho dos nossos clientes. Por isso, contamos com uma equipe altamente especializada, desde os engenheiros até os profissionais que trabalham nos canteiros de obras, usamos tecnologia de ponta e colocamos todo o nosso carinho e empenho em cada tijolo que assentamos. 

Estamos há mais de 3 décadas no mercado de construção civil, neste período, entregamos mais de 200 projetos, a busca constante por qualidade nos levou em buscar de novos métodos e certificações. Fomos a 3ª empresa do norte gaúcho a ingressar no programa qualidade PBQP-H, obtendo o selo A em 2014. Adotamos o modelo de gestão de projetos mais utilizado no mundo, o PMI, além da certificação ISO 9001 e do Método Lean Construction, que permite entregar obras mais eficientes e com maior produtividade, com redução do desperdício de recursos. 

Nossa busca constante é pela qualidade, sem esquecer da responsabilidade social, para que você VIVA como merece: com tranquilidade, segurança e alegria!