7 dicas para comprar seu imóvel

7 dicas para comprar seu imóvel

7 dicas para comprar seu imóvel

Todos sabem que a compra de um imóvel não acontece assim, de forma rápida e impulsiva como a compra de um roupa ou um acessório. Ainda mais quando este imóvel é o primeiro ou o que você pretende morar por vários anos.
Assim, selecionamos algumas dicas simples para auxiliar você neste processo que envolve tanta ansiedade e valores significativos.

1 – DEFINA O TIPO DE IMÓVEL: se você é solteiro ou está num relacionamento inicial, pode começar a sua trajetória de compra de imóveis escolhendo um apartamento do tipo studio ou de 1 dormitório, assim você não compromete demais sua renda e trabalha com valores mais acessíveis, garantindo o conforto que precisa. Já se você está num relacionamento sério e pretende “juntar as escovas de dente”, pode pensar em seu mais arrojado na compra, até mesmo, juntar as economias para a compra de um apartamento de 2 dormitórios e depois, quando a família crescer, buscar um imóvel maior.

2 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO: para realizar essa compra tão esperada, é muito importante definir de início metas de poupança para acumular recursos. Quanto mais você economizar, maior pode seu valor de entrada e menores os prazos de financiamento e o valor das parcelas.

3 – CALMA: por mais que a ansiedade seja grande, deixe o bom senso falar mais alto. Pesquise vários imóveis, visite as unidades, avalie se a localização combina com sua necessidade, faça as contas com paciência e atenção. Não ceda a pressões externas, é preciso estar bem ciente do investimento que vai fazer.

4 – ATENÇÃO AOS CUSTOS EXTRAS: você achou o imóvel ideal, na localização ideal pra você, e cabe no seu investimento, mas, atenção. Antes de fechar negócio avalie se os custos extras vão caber no seu orçamento, como ITBI, taxas, condomínio e IPTU. Nada mais frustrante que adquirir o imóvel dos seus sonhos e não conseguir mantê-lo depois.

5 – ESTUDE A LOCALIZAÇÃO: depois de selecionar uns três potenciais imóveis que se encaixam nos quatro primeiros itens, é hora de testar a localização. Verifique se o acesso é rápido e fácil, se está perto do seu itinerário rotineiro como ida ao trabalho e levar as crianças na escola. Não adianta o apartamento ser mais barato na compra se você vai gastar mais em combustível e tempo de trânsito depois para as corridas do dia a dia. Visite o bairro, confira as distâncias até o supermercado, farmácia, praças e outros serviços que você usa com frequência. Morar perto de tudo vai facilitar sua vida e até possibilitar fazer algumas atividades a pé, ganhando qualidade de vida e saúde.

6 – CONHEÇA A CONSTRUTORA: se o imóvel for em construção, visitar a obra é uma boa pedida para conferir de perto como está a construção do seu imóvel. Mesmo que o imóvel já estiver pronto e você puder conferir o acabamento pessoalmente, sempre é bom consultar o histórico da construtora. Pesquise na internet, converse com os amigos, visite outros empreendimentos e busque saber qual a opinião de clientes que já compraram desta empresa. Tudo o que você puder saber a mais, ajuda a fazer um negócio com mais segurança.

7 – PERGUNTE TUDO: mesmo que não seja sua primeira compra de imóvel, evite muita autoconfiança. Esclareça todas as suas dúvidas, leia e releia o contrato quantas vezes forem necessárias. Se o imóvel for novo, exija o memorial descritivo e leia com atenção os detalhes sobre os acabamentos, principalmente. Nada mais frustrante que receber às chaves e ver que não era bem aquilo que você imaginava.

Com essas dicas, fica mais fácil programar sua compra e sentir-se mais seguro na hora dessa escolha que vai influenciar sua vida por vários anos.