O que esperar da construção civil em 2023

O que esperar da construção civil em 2023

O que esperar da construção civil em 2023

Segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil registrou mais de 430 mil vagas de emprego com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022.

A partir desses dados, a previsão para 2023 é que o setor tenha um crescimento de 4,5%, bem acima da economia nacional.

Isso é reflexo das novas obras e projetos que estão em andamento e, ainda, da pandemia que mostrou à população novas formas de aproveitar o próprio lar ou novas necessidades.

Além disso, houve uma estabilização do preço do metro quadrado em todo o país, o que possibilitou que muitas pessoas consigam trocar seus imóveis ou usá-los como um excelente tipo de investimento.

Para os profissionais da construção civil, os primeiros meses de 2023 serão bastante promissores sendo responsável por grande movimentação da economia do país.

E, como estamos falando de futuro, algumas das tendências que farão parte da construção civil em 2023 e no futuro serão:

  • Tecnologia ainda mais presente:
    Aqui, vamos agrupar muitas tendências, como o uso de realidade virtual, que permitirá visitar canteiros de obras, passear por áreas comuns e visitar modelos decorados, sem sair do lugar.

Ou o uso da Internet das Coisas, que ajudará na transmissão de informações ao vivo durante uma obra, além de fazer parte da automação do seu novo lar.

A Inteligência Artificial também dará “as caras”, seja para otimizar o atendimento, melhorando as estratégias de relacionamento, ou para prever eventos que possam ocorrer durante o andamento da obra.

  • Sustentabilidade:
    Esse é realmente o futuro de todo empreendimento. Afinal, é essencial que todo projeto diminua os danos ao meio ambiente e que incentive as melhorias de processos rotineiros.

Isso parte desde a escolha dos materiais utilizados nas obras até o final de todo esse processo, como o descarte de resíduos.

E sem esquecer de mencionar a sustentabilidade da própria casa ou apartamento, com menor gasto energético e de água.

  • Lean Construction:
    É um método que está diretamente ligado a técnicas e práticas que favorecem a redução de custos, desperdício e até a logística da obra. É focada no planejamento e controle do canteiro de obras e toda a cadeia produtiva, mantendo as equipes mais eficientes e organizadas.
  • Building Informatio Model (BIM):
    É um recurso que facilita a revisão de projetos enquanto eles acontecem, dando aos gestores uma visão clara do andamento de cada etapa e quais são os próximos passos em uma construção.

Com o BIM é possível digitalizar as obras e realizar a gestão de forma prática e assertiva.

Agora que você já sabe a visão de mercado para 2023 e as tendências para a construção civil, que tal entrar de vez para o grupo de proprietários/investidores?

Acesse o nosso site e conheça algumas possibilidades.