Dicas práticas para colocar quadros nas paredes – Por Magda Frediani de Lima

Dicas práticas para colocar quadros nas paredes – Por Magda Frediani de Lima

Dicas práticas para colocar quadros nas paredes  – Por Magda Frediani de Lima

Na hora de decorar sua casa ou apartamento com quadros nas paredes, muitas dúvidas podem surgir. Mas, o importante é lembrar que, na prática, colocar quadros na sala, no quarto, corredor, cozinha ou até no banheiro não exige obediência a nenhuma regra fixa. O que precisa é escolher uma forma que deixe o ambiente harmônico, equilibrado e bonito.

O ideal é optar por um critério que expresse a sua personalidade, seu gosto, sua sensibilidade. Uma obra de arte pode lhe dizer algo, além de valorizar e tornar os ambientes mais agradáveis.

De qualquer forma, seguem algumas dicas que podem ajudar você a encontrar esse equilíbrio e harmonia antes de pegar a furadeira:

É sempre bom pendurar os quadros de forma que seu centro fique a 1,60 cm do chão. Dessa forma, todos podem apreciá-los de uma maneira agradável. Tanto as pessoas mais altas quanto as mais baixas.

Se a opção for fixar sobre um sofá, tome cuidado para que o início da moldura fique entre 20 a 25cm mais alto do encosto, para não atrapalhar quem estiver sentado.

Quando for em cima de uma cama, ele deve ficar a 60cm do chão, se ela não possuir cabeceira, e se possuir, a 20cm de altura a partir do final da cabeceira.

Se os quadros forem de tamanhos diferentes, o ideal é alinhar por cima ou por baixo para criar uma harmonia entre as molduras.

Quando eles são de tamanhos e alturas diferentes, é preciso alinhar para enquadrar. O mesmo acontece sobre um móvel, um aparador e outros. Os quadros devem respeitar o comprimento do móvel, criando um alinhamento.

As gravuras e os quadros só na tela, sem molduras, também são tendências e podem ser aplicados da mesma forma.

Uma ótima dica é cortar papéis no formato das molduras e ir simulando várias combinações na parede, até encontrar a que mais agrade. Após escolhida as posições, coloque uma fita adesiva no lugar que será furado e escolha a bucha de acordo com o peso da moldura e do quadro.

Se quiser seguir uma maneira mais clássica de fixar o quadro, a dica é fixar da linha dos olhos para baixo. Muito embora, a moda agora é ousar nas composições, com vários quadros, de tamanhos e molduras diferentes, lembrando sempre que deve haver equilíbrio com o ambiente.

Lembre, sempre, o quadro deve ter uma relação com o ambiente. Para não errar, recomenda-se não misturar estilos, como tapeçaria com quadros, por exemplo. Não será uma opção muito feliz.

Os quadros devem ser proporcionais à parede em que estarão. Para paredes muito grandes, um quadro pequeno pode não cair muito bem, mas se forem vários quadros pequenos agrupados, cria-se um quadro imaginário”, garantindo um efeito agradável e harmônico. O mesmo vale para paredes muito pequenas com quadros muito grandes. Provavelmente, fique estranho, gerando uma sensação de papel de parede.

Se o ambiente a ser decorado com quadros for uma ESCADARIA, o recomendável é acompanhar o alinhamento dos degraus.

Para um HALL, pode ser fixado apenas um quadro, que ganhará destaque e será valorizado. Se tiver um aparador, pode ser criado uma composição comrios quadros, formando assim um quadro maior.

– Num CORREDOR, o ideal é utilizar quadros menores, pois serão vistos de perto.

– Numa SALA DE JANTAR, opte por uma temática que seja adequada ao estilo da sala.

– Se a sala for SALA CLÁSSICA, paisagens podem ser interessantes, imagens de campo, figuras humanas ou de cenas do cotidiano.

– Já numa SALA CONTEMPORÂNEA (com linhas retas e aspecto clean), usa-se quadros abstratos, tornando assim o espaço mais estimulante.

– Num QUARTO DE ADULTOS OU CASAL, deve-se preencher toda a extensão da cabeceira, com um quadro ou com a composição de 2 ou mais quadros.

– No QUARTO DE CRIANÇAS, os quadros com temáticas infantis ou ilustrações de animais são ideais e estimulam o interesse e a curiosidade.

– QUARTOS DE ADOLESCENTES exigem mais cor e descontração. Usar uma temática que exponha a personalidade de quem usa aquele ambiente garante maior sucesso.

  • Numa SALA ou ESCRITÓRIO, pode-se optar por quadros com paisagens urbanas, animais e até imagens divertidas que representem o estilo de quem vai utilizar aquele ambiente.

Com essas dicas, vai ficar mais fácil acertar na composição e deixar seu ambiente cheio de estilo.

Minicurriculo:

Magda Frediani de Lima é arquiteta formada na UniRitter (POA), pós-graduada em Arquitetura de Iluminação (IPOG-GO). Arquiteta-chefe do MOOD Independência, empreendimento ganhador do prêmio Top Inovação em Produto 2017 pela ADVB-RS e proprietária da MML Desenvolvimento Imobiliário