Como harmonizar queijos e espumantes?

Como harmonizar queijos e espumantes?

Como harmonizar queijos e espumantes?

Que tal trocar o vinho por um espumante nos seus momentos de descontração?

O crescimento da produção da bebida no nosso país, com destaque para as vinícolas gaúchas da região de Bento Gonçalves, tem levado cada vez mais pessoas a aderirem a um novo, sofisticado e delicioso hábito: degustar queijos com espumantes.

Nessa hora, surge a dúvida, como harmonizá-los da melhor forma?

Buscamos uma especialista para trazer dicas especiais para você: a proprietária do Armazém Nona Joana, Aline Biasuz.

1. Brie francês – queijo de massa mole, centro cremoso, casca branca aveludada com sabor suave. Para contrastar e salientar o sabor, indico uma harmonização com espumante BRUT.

2. Roquefort ou Gorgonzola – queijos de mofo azul com sabor intenso, pedem um espumante de sabor mais adocicado para equilibrar os sabores. Neste caso, um demi-sec é uma boa companhia.

3. Emental – queijo de massa cozida semi-mole, sabor levemente adocicado com toque de nozes. Harmoniza muito bem com uma espumante Rosé.”
Aline ainda salienta que as harmonizações sugeridas não são regras: “existem pessoas que preferem degustar um queijo suave, com espumante delicado. Assim, obterão outro resultado em sabor, porém o que vale é o que te dá mais prazer.”

“Não gosto de engessar os sabores, pois acredito que cada um tenha suas preferências.” – finaliza a especialista.

Agora, é só reunir os amigos e experimentar seu queijo preferido com espumante. Dessa forma, você mesmo poderá chegar à conclusão de quais combinações de sabores mais agradam ao seu paladar: queijo suave com vinho intenso, queijos picantes com vinhos demi-sec. O que vale é não perder a oportunidade de vivenciar bons momentos.

O Armazém Nona Joana fica na rua Independência, bem pertinho do Mood, o novo empreendimento da MML.

Você tem alguma boa dica sobre como combinar queijos e vinhos ou espumantes? Comente abaixo com a sua dica. Tim-tim!

Agradecimento especial a Aline Biasuz, proprietária do Armazém Nona Joana e da Barbearia Independência pela contribuição ao nosso conteúdo.