Pouco espaço. Muita criatividade!

Pouco espaço. Muita criatividade!

Pouco espaço. Muita criatividade!

Uma tendência que vem se confirmando dia a dia: a busca por casas e apartamentos mais compactos tem aumentado.

Isso porque espaços menores demandam menos cuidados e manutenção, sobrando mais tempo para os moradores aproveitarem a vida fora de casa. Além disso, em áreas privativas reduzidas, por menor que sejam as peças e por mais otimizados os móveis sob medida, é uma oportunidade para exercitar o poder criativo e criar uma solução mais personalizada, que dê charme ao ambiente.

Para isso, o que não faltam são objetos decorativos e funcionais como prateleiras, quadros, espelhos ou mesmo plantas como excelentes opções.

Mas, antes de colocar a “mão na massa”, é necessário comparar o tamanho dos objetos com as proporções dos cômodos, para que os ambientes fiquem harmônicos e agradáveis. Por exemplo: em ambientes pequenos, o ideal é trabalhar com linhas horizontais. O que vai dar a sensação de um espaço maior.

Trazemos algumas dicas de como decorar ambientes com pouco espaço, mas com muita criatividade. Fique atento e veja qual delas combina mais com sua necessidade, estilo e personalidade.

Prateleiras
São as opções mais comuns e funcionais para preencher espaços. Fácil instalação e em diversas cores e formatos, as prateleiras se encaixam perfeitamente na decoração de ambientes.

Espelhos
Utilizados para aumentar ambientes e dar sensação de profundidade, os espelhos também podem funcionar como objetos decorativos. Se posicionados próximos a janelas, ajudam a levar mais luz a ambientes com pouca luminosidade natural.

Quadros
Uma das melhores maneiras de deixar o ambiente com a sua cara. Disponíveis em muitas cores, formatos e com os mais variados conteúdos os quadros são objetos simples e muito funcionais. Se você ficar na dúvida de como instalar, confira no nosso post.

Mesas
Por serem muito úteis, as mesas são itens indispensáveis em qualquer espaço. Quando dispostas em locais estratégicos, podem servir de apoio para outros itens decorativos. O que enriquece ainda mais os ambientes.

Plantas
Pra todos os gostos, plantas e flores trazem a natureza pra dentro do lar e ficam bem em qualquer espaço. Apenas cuide para usar a planta e flor certa no ambiente adequado, regulando luz e água na medida.

Mosaico de fotos
E que tal apostar numa decoração mais criativa? Fazer um mosaico de fotos, utilizando áreas livres e formas geométricas, para criar sua própria “obra de arte”, é uma boa ideia!

Se o seu prédio tiver bicicletário, como o Mood e o Prime da MML, ótimo.

Agora, se não tiver, você pode até dispor uma bike sobre o sofá, como na foto que ilustra nosso post. Só é preciso um pouco mais de atenção na hora de furar a parede para a instalação do porta-bicicletas. É preciso verificar se ela tem estrutura para isso e se não há encanamentos de água ou de energia elétrica no local.

Outras dicas interessantes de ideias para pequenos espaços você pode consultar diretamente nas nossas fontes.

Agora, se o tempo é escasso e os recursos maiores, a opção é contratar um profissional de design de interiores. Eles sempre têm alguma ideia bacana para agregar mais estilo ao seu apartamento.

Mãos à obra!