COMO SE ORGANIZAR PARA COMPRAR UM APARTAMENTO

COMO SE ORGANIZAR PARA COMPRAR UM APARTAMENTO

COMO SE ORGANIZAR PARA COMPRAR UM APARTAMENTO

Comprar um apartamento está num dos primeiros lugares na lista dos objetivos e desejos de consumo da maioria dos jovens em início de carreira.

Seja para sair da casa dos pais e ter mais liberdade, para mudar de cidade ou para ter mais segurança.

Só que, por ser um investimento de alto valor, pode levar anos ou ficar só nos planos se você não tiver uma atitude empreendedora e uma mentalidade de provisão.

Para ajudar nesta tarefa, levantamos algumas dicas que podem fazer você acelerar a realização deste plano, visto que a maior parte dos jovens que saem da faculdade, dependem de salário para se manter ou do auxílio dos pais.

1 – Defina seu foco

Se a decisão é realmente sair da casa dos pais, ser independente e adquirir seu próprio apartamento, mantenha seu foco nisso e lembre que, para ter algo maior, às vezes, é preciso abrir mão de pequenos prazeres imediatos.

2 – Organize seu orçamento

Uma planilha de Excel pode ser útil. Coloque numa planilha seus gastos fixos e variáveis. Assim fica mais fácil de ver onde está indo a maior parte dos seus recursos, seja salário ou mesada.

3 – Reserve dinheiro

Guarde cerca de 30% da sua renda mensal logo que receber. Pode ser numa poupança ou em investimentos em renda fixa, que são previsíveis e menos arriscados.

4 – Tenha disciplina

Não caia em tentação e saque o dinheiro para outras finalidades, depositando num mês uma porcentagem, e no outro menos. Programe-se para reservar sempre aquela quantia ou mais.

5 – Não tenha medo de investir

Para fazer os seus recursos “crescerem” mais rápido, invista. Procure empresas especializadas em assessoria de investimentos de pequenos valores. Existem até aplicativos de celular que auxiliam nesta tarefa.

5 – Escolha o imóvel com calma

Pense bem qual a sua necessidade em um apartamento. Se você vai morar sozinho, um apartamento pequeno resolve. Se a ideia é morar com um companheiro(a), talvez seja preciso mais espaço. Quer uma área privativa maior? Um condomínio completo é melhor para facilitar seu dia a dia? Essas definições ajudam a ter em mente o valor que você precisa acumular, seja para dar uma entrada e financiar o saldo, ou para comprar à vista.

6 – Estude bem o local da compra

A localização não influencia só no valor do imóvel. Morar no Centro, por exemplo, facilita a vida, já que você poderá resolver as rotinas do dia a dia a pé, economizando em combustível e ganhando em saúde. Alguns bairros, tem o custo de vida mais alto, e isso pode influenciar diretamente no seu orçamento.

7 – Considere comprar o apartamento na planta

Mesmo que o plano for sair da casa dos pais, comprar na planta pode ser um bom começo, já que você pode se planejar com tempo, dar uma entrada e financiar o saldo, e ainda adquirir o imóvel num valor até 20% mais baixo do que o apartamento pronto.

Para saber mais como financiar um apartamento na planta em Passo Fundo, acesse aqui.

Agora que você já tem as principais dicas de como se organizar para comprar um apartamento, é hora de pôr os planos em ação e focar no seu objetivo.

E, se precisar de alguma dica sobre os imóveis com maior potencial de valorização, conte com a MML.