Alvenaria estrutural ou convencional. O que isso impacta no seu imóvel?

Alvenaria estrutural ou convencional. O que isso impacta no seu imóvel?

Alvenaria estrutural ou convencional. O que isso impacta no seu imóvel?

Olhando assim, rapidamente, essa informação pode até parecer irrelevante para quem não estudou engenharia, nem arquitetura, mas isso é só a primeira impressão.

Quando a gente aprende o quanto o sistema construtivo de um imóvel modifica seu projeto e sua utilização, aí sim é possível entender sua importância.

Pra começar, é preciso saber que, no Brasil, a alvenaria estrutural e a convencional são os mais comuns.

Mas, qual a diferença entre eles?

O que muda pra quem está pensando em adquirir um imóvel?

Primeiro: na alvenaria convencional, o que dá sustentação para a obra são as vigas, os pilares e as lajes de concreto armado, funcionando como um esqueleto para o empreendimento, o que permite vão maiores. As paredes não respondem pela estrutura e podem ser mudadas de lugar ou retiradas, sem comprometer a construção.

Já na alvenaria estrutural, os blocos de concreto das paredes é que funcionam como estrutura para a construção. De forma que, o proprietário não poderá fazer nenhuma modificação nos ambientes do seu imóvel.

Quando se fala em questões estéticas, os arquitetos são unânimes: a alvenaria convencional é a melhor.

Isso porque permite maior liberdade de criação e valorização do projeto.

É possível propor janelas maiores, áreas apenas com vidros e ambientes integrados, possibilitando que o projeto do empreendimento seja mais diferenciado e exclusivo de cada construtora.

Para os clientes, a alvenaria convencional facilita que cada unidade possa ser personalizada conforme sua necessidade e desejo.

Outro diferencial a ser levado em consideração é o tempo de obra, que na alvenaria convencional é mais longo.

O que pode parecer vantagens da alvenaria estrutural, o tempo de obra e o seu custo menor, é combatido pela questão de que qualquer alteração feita nas paredes da unidade poderá comprometer a segurança de toda a construção.

Pelo tempo até a entrega ser mais longo, e o uso de materiais de construção maior, a alvenaria convencional costuma encarecer a obra, o que reflete diretamente no preço do imóvel.

O que explica o caso de empreendimentos, numa mesma região, oferecerem preços bem diferentes, impactando diretamente no bolso do potencial cliente.

No caso de construção de casas, a alvenaria estrutural pode até ser mais vantajosa. Mas, é importante lembrar que o proprietário jamais poderá modificar os ambientes da residência.

No caso da alvenaria estrutural, engenheiros experientes não recomendam que a construção ultrapasse os 20 pavimentos.

Já na alvenaria convencional, o limite está no Plano Diretor de cada cidade, pois este sistema construtivo dá total liberdade criativa aos projetistas.

Por todos esses motivos, informe-se muito bem com a construtora ou a imobiliária sobre o sistema construtivo do empreendimento que você está pensando em comprar, antes de fechar negócio.

Afinal, ter mais liberdade para escolher como serão os ambientes do seu imóvel não tem preço.