Entendendo a posição solar do meu imóvel

Entendendo a posição solar do meu imóvel

Entendendo a posição solar do meu imóvel

A compra de um imóvel não é algo simples, são muitos detalhes que devem ser levados em consideração na hora da compra: localização, metragem, número de quartos, vagas, banheiros, estrutura do condomínio, estado de conservação, etc. Mas, neste monte de coisa, nem sempre nos atentamos a um detalhe importante: quanto sol entra na casa ou no apartamento.

Ouvimos muito a tal “face norte”, mas ninguém anda com uma bússola no bolso, ou anda? E poucos sabem o porquê disso.

Bem, vamos começar pela explicação: o sol nasce a leste e se põe a oeste, até a última atualização aqui da redação. Então, como nós estamos no hemisfério sul, os imóveis que têm a maior parte da sua estrutura voltada para o norte recebem maior incidência de sol.

Mais sol em casa significa: menos umidade, menos mofo, mais luz e calor, ou seja, sua saúde e o seu bolso agradecem, afinal, a conta de energia elétrica tende a ficar mais barata.

Mas, como saber se o imóvel está voltado para a face norte? Simples: as construtoras e imobiliárias devem ter esta informação e repassá-la aos clientes.

E se eu não encontro um imóvel com a face norte, o que eu faço?

Bem, primeiro, não se desespere! Lembra que falamos de onde o sol nasce e onde ele se põe? Então, isso é importante também. Você pode escolher um imóvel com face leste e ter sol durante a manhã ou face oeste, com o sol aparecendo à tarde.

E para saber isso, visite o imóvel: este, na verdade, é o melhor jeito de descobrir quanto de sol ele realmente recebe. Porque pode haver algumas “pegadinhas”. No anúncio, está lá “face norte”, mas tem uma árvore enorme que cobre metade do sol que incidiria na casa ou no apartamento, ou tem um prédio sendo construído e que vai sombrear boa parte da área. E isso não temos como mudar. Então, o que fazer?

ESSA REALIDADE É MUITO NORMAL NOS CENTRO DAS CIDADES. INFELIZMENTE NAO TEMOS COMO FUGIR.

Dá uma olhada nas dicas que separamos para você escolher o melhor imóvel de acordo com a orientação solar:

  • Se o imóvel não recebe sol por inteiro, prefira que a incidência de sol seja maior nos cômodos que você mais permanece, como sala e quartos.
  • O sol é seu amigo, mas ele pode não ser dos seus móveis, pisos, cortinas e paredes. Cômodos com muita incidência de sol forte tendem a ter a pintura das paredes descascadas, dependendo do piso, ele pode sofrer avarias, assim como os móveis. As cortinas e estofados tendem a desbotar. Por isso, você pode optar por vidros especiais ou tecidos mais pesados para as janelas.
  • Lembre-se: o sol da manhã é mais fraco e ameno e o sol da tarde mais quente e forte, além disso, as tardes são “maiores” que as manhãs, portanto, se você preferir um imóvel virado para oeste, talvez, você tenha que ter um ar-condicionado nos cômodos que recebem mais luz, especialmente nos meses mais quentes do ano.
  • Se você tem um terraço ou varanda que recebe muito sol, o melhor é investir em plantas. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas ajudam a refrescar.

Agora que você já sabe mais sobre posição solar, fica mais fácil de escolher, não é mesmo?

Nossos empreendimentos nós primamos pelo posicionamento dos apartamentos, para que você tenha luz, calor, sol na medida certa para que você VIVA plenamente na sua nova casa!