Quais despesas com documentos terei para comprar um imóvel ?

Quais despesas com documentos terei para comprar um imóvel ?

Quais despesas com documentos terei para comprar um imóvel ?

Você quer a sua casa ou apartamento, e já está se organizando para conseguir realizar o seu sonho, certo?

Então, você já está com um planejamento financeiro em mente. Ele é importantíssimo para que você consiga passar por este processo de forma mais tranquila.

É essencial que você determine um piso e um teto para os seus gastos e que você tenha um fundo para emergências.

Compreendendo qual o valor máximo que você poderá gastar, você consegue ter uma ideia de qual imóvel procurar para transformá-lo no seu lar! Os tributos e taxas cartorárias podem variar de acordo com a região ou com o próprio imóvel. Por isso, é importante conhecê-los para incluí-los no orçamento.

As despesas com documentos que você terá, são:

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): é uma tributação municipal que incide sobre a compra de um imóvel. Você só consegue fazer a transferência da propriedade após o pagamento deste imposto, que em Passo Fundo é 1% do valor avaliado pela prefeitura até 12 meses da expedição da carta de habite-se da obra. A partir dessa data passa para 2%.

  • Escritura pública da negociação: imóveis financiados não passam por esta etapa de escrituração, porque, entende-se que a negociação entre o comprador e o banco assume o papel da escritura. Para os comprados à vista, deve-se fazer a escritura pública de compra e venda para decretar a transferência do bem para o comprador. O documento pode ser feito em qualquer cartório de notas, e não é necessário que seja no local em que está o imóvel ou do domicílio do comprador ou vendedor. Hoje já é possível fazer a solicitação de transferência por meio digital, o comparecimento ao cartório é só para assinar e finalizar o processo. Para a realização da escritura, talvez, sejam necessários outros documentos que podem gerar custos adicionais. A lista de documentos e o valor da escritura devem ser consultados diretamente no cartório escolhido.

  • Registro do imóvel: é este o documento que diz que o imóvel é seu! Mas, você só o consegue depois de pagar o ITBI e a escritura de negociação, só então, você faz o registro como novo proprietário do seu novo lar! Mas, antes de realizar o registro, é importante conferir se está tudo certo com o imóvel, como a Certidão de Ônus Reais, que garante que o bem está apto a ser negociado. Assim como a escritura pública, o valor do registro varia de acordo com a localidade e cartório, então, é mais um item para se informar antes de começar a planejar o seu orçamento.

Agora que você sabe mais sobre a documentação, e os seus custos, do seu imóvel, fica mais fácil definir um orçamento e começar a busca pelo seu novo lar!

Aqui na MML, nós podemos te ajudar a encurtar essa procura, nossa especialidade é transformar sonhos em lares, venha nos conhecer e VIVA esta experiência única!