Localização de um imóvel

Localização de um imóvel

Localização de um imóvel

Um imóvel de qualidade vai além da sua estrutura. A localização e o entorno influenciam na qualidade de vida de seus moradores.

Fatores como a distância de pontos importantes, infraestrutura, segurança do bairro e, até mesmo, o preço de bens de consumo básico ao redor do imóvel são os grandes responsáveis por esse estilo de vida.

Se seu apartamento (ou casa) é enorme e muito bem equipado, mas você leva muito tempo para chegar ao trabalho, o supermercado mais próximo só é acessível de carro, se você tiver uma emergência, vai demorar muito tempo para se deslocar até um hospital, esse imóvel pode não estar bem localizado. Porque todo este deslocamento encarece seu custo de vida e dificulta tarefas cotidianas que deveriam ser simples.

A movimentação do bairro e a segurança oferecida por ele também são grandes motivos para que você escolha cuidadosamente a localização do imóvel. Já pensou ter medo de deixar seus filhos saírem sozinhos (pelo bairro mesmo) por conta da falta de segurança? Isso te deixa apreensivo e contribui para aumentar o estresse.

Por isso, esteja atento a alguns pontos na hora de escolher o seu imóvel. Separe vários empreendimentos que você tenha interesse, visite-os e pesquise bastante sobre a localização e o entorno.

Para auxiliar nessa tarefa e não deixar passar nada em sua análise, separamos algumas dicas, anote aí:

1 – Segurança
Esse é um dos fatores mais importantes e deve ter um peso maior na tomada de decisão. Para se informar da real proteção de uma região, converse com pessoas que morem por ali e busque por opiniões sinceras. Analise as taxas de criminalidade e pesquise o histórico do bairro.

Além disso, vale a pena dar uma volta nas ruas próximas em diferentes horários para verificar possíveis problemas e pontos de atenção. Não esqueça de prestar atenção em itens de segurança nas casas e edifícios, como cercas elétricas, grades e muros muito altos.

Veja se existe um policiamento ativo no local e verifique se existe alguma rede de proteção de moradores, como “vigilantes do bairro”. Essas características são aspectos importantes de se avaliar na localização do imóvel.

2 – Proximidade com o trabalho e escola
Depois da nossa casa, o trabalho é provavelmente o local onde passamos mais tempo na nossa semana. E o mesmo vale para escolas e faculdades para quem ainda estuda ou para os filhos. Se o imóvel pretendido é muito afastado desses locais, pode ser que você gaste muito tempo no trânsito indo e voltando, perdendo tempo produtivo e de descanso.

Analise a possibilidade de transitar entre esses espaços, verifique a disponibilidade de transporte público e a facilidade em utilizá-lo. Dê preferência aos imóveis que permitem realizar esse trânsito a pé ou com um curto período de deslocamento.

3 – Custo de Vida
Veja bem se a localização em questão não interfere nos preços de serviços no entorno. E vale ver de tudo: restaurantes, academias, padarias, entre outros. Esses gastos são constantes e pode afetar o orçamento familiar.

4 – Potencial de valorização
Não é comum comprar um imóvel pensando em vendê-lo, porém, é importante considerar essa possibilidade. Para não perder dinheiro na transação, avalie qual o potencial de valorização da região. Vetores de expansão das cidades são um exemplo de locais que tendem a aumentar o valor do metro quadrado com o tempo.

5 – Acessibilidade
As vias de acesso que levam até o imóvel devem ser pesquisadas com cuidado: existem ônibus e metrôs que transitam por elas? É possível ir facilmente para os principais pontos da cidade? Respondendo essas questões, você consegue ter uma ideia se o imóvel é acessível ou não.

6 – Comércio próximo
Não é só o trabalho e escolas que devem ser próximas de casa. É importante verificar se existem pontos e centros comerciais próximos. Principalmente, se tratando de alimentação, como padarias, supermercados e açougues, além de farmácias, bancos e outras facilidades. Precisamos constantemente dos serviços e produtos oferecidos por esses comércios, e se distanciar muito deles pode dificultar a rotina.

Com esses dados em mãos, é hora de resolver qual dos imóveis selecionados vai ser o escolhido. Comece dando uma nota de 0 a 10 para cada um dos pontos descritos acima. A partir desses dados, você pode comparar os pontos fortes e fracos de cada um e chegar mais facilmente à conclusão de qual é o melhor para você.

Quer ficar sempre por dentro de assuntos relacionados ao mercado imobiliário? Nos acompanhe em nossas redes e fique de olho aqui no nosso blog.