Construir uma casa para vender é um bom investimento?

Construir uma casa para vender é um bom investimento?

Construir uma casa para vender é um bom investimento?

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros, tanto que ele abrange públicos bastante distintos. Se antes era um desejo mais frequente em casais com filhos, hoje, já faz parte dos planos de solteiros de todas as idades, casais sem filhos, com pets, nos mais variados formatos familiares.

O que tem de comum em todos esses públicos é a vontade de ter autonomia e independência financeira. Porque o mercado imobiliário é muito forte, com tendência de valorização de imóveis e, portanto, tem a capacidade de ser um excelente investimento.

Por isso, de uma forma bem simples e direta respondemos à pergunta “Construir uma casa para vender é um bom investimento?”: SIM, É UM EXCELENTE INVESTIMENTO.

Mas existe um critério mais importante do que esse na hora de tomar essa decisão: é preciso pensar no que é mais importante para o investidor num primeiro momento. Isso porque o processo de compra e venda nem sempre é tão simples como parece.

Além disso, os ganhos também não são tão imediatos quanto o esperado. Por isso, é necessário um planejamento e contar com excelentes parceiros, para que você faça esse investimento de forma segura e rentável.

Se você está pensando em entrar neste mercado, trazemos aqui algumas dicas para facilitar a sua entrada e permanência nesse mercado:

1) Planejamento financeiro:
É o primeiro passo, porque, como dissemos, o retorno do investimento não é imediato. E para que o todo da operação seja bem-sucedido, é preciso que você tenha um excelente planejamento.
É preciso estipular uma quantia a ser investida, se o imóvel precisará de reformas, ou se você vai construí-lo, tudo isso tem que entrar na conta, incluindo os custos com documentação.
É preciso inteligência, inclusive, para projetar de forma realística o retorno do seu investimento.

2) Inteligência por trás do processo
O mercado imobiliário está bastante aquecido, portanto, encontrar um comprador (ou locatário) é mais fácil do que há alguns anos.
Porém, é preciso entender qual público o seu imóvel vai atender. Por exemplo: um apartamento de alto padrão requer acabamentos sofisticados e de alta qualidade, que agradem os seus compradores. Será um diferencial no momento da venda.
Entretanto, estes acabamentos serão uma despesa muito alta se o imóvel em que você pretende investir não tiver este padrão de compradores. Em vez de ser um diferencial, ele passa a ser um custo muito alto e que não te dará o retorno esperado.
Por isso, é preciso ter inteligência e entender o mercado e o público comprador.

3) Coloque o investimento à prova
Investir em imóveis não é só comprar, esperar valorizar e vender. É preciso saber, em primeiro lugar, se haverá valorização e em quanto tempo ela vai acontecer.

Então, analise os seguintes fatores:

  • Se a localização do imóvel é favorável, se há comércio e facilidades no entorno.
  • Se há a possibilidade de crescimento do bairro (que valorizará o seu imóvel).
  • Se há facilidade de deslocamento.
  • Qual público mora naquele bairro, idade, preferências, etc. Não adianta investir em um imóvel que agradará um público jovem se ele está localizado num bairro com pessoas mais velhas.

Tudo isso deve ser estudado antes de realizar o investimento. É um trabalho de detalhes!

4) Contrate bons profissionais
Quando concluir que construir um imóvel para vender é um excelente investimento, você tem que contar com profissionais sérios, que vão te auxiliar em todo o processo de investimento, desde a análise de mercado, localização, público, etc. Até a construção do seu imóvel e posterior venda.

A MML é uma empresa com anos de mercado e oferece todo suporte na contratação e gestão na construção de imóveis para venda.

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, estamos à disposição para conversar com você, é só nos chamar!