Os principais cuidados na hora de comprar um imóvel

Os principais cuidados na hora de comprar um imóvel

Os principais cuidados na hora de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um grande passo na vida de muitas pessoas, e em meio a euforia do processo, documentos, certidões, financiamento, etc, você pode se sentir perdido em algum momento.

Porém, comprar um imóvel requer uma série de cuidados, para evitar preocupações e estresse no futuro. Afinal, são muitas as situações que podem gerar gastos extras, anulação de contrato, cancelamento de financiamento e outros problemas.

Pensando nisso, reunimos alguns cuidados necessários antes de efetivar a compra do imóvel que será o seu lar!

Documentos, documentos e mais documentos

Nós já falamos aqui no nosso blog sobre os custos de documentação de uma negociação de compra e venda de imóveis, dê uma olhada na matéria, porque isso está relacionado à documentação que você precisa ter para que o negócio seja feito da melhor maneira possível.

Pode parecer uma confusão para quem é marinheiro de primeira viagem, mas ter este conhecimento e se cercar de todos os documentos pode ser o passo mais importante do processo, já que ele evita surpresas e desgastes futuros.

De forma bem geral, você vai precisar das certidões negativas do vendedor (Cartório de Protesto, Ações Cíveis, Falência ou Concordata, Justiça do Trabalho, débitos do CND /INSS, Executivos Fiscais, municipais e estaduais, Justiça Federal). Isso assegura que o vendedor não tem nenhum problema que possa atrapalhar a venda do imóvel, como por exemplo, ele ser motivo de arresto em função de uma ação. Ou muitas outras situações.

Se o vendedor precisa apresentar documentos que comprovem a sua idoneidade, o imóvel também precisa “provar” estar apto para venda. Alguns dos documentos mais importantes a serem apresentados são a Certidão Negativa de IPTU e a Certidão Negativa de Ônus Reais, que comprova que a propriedade está livre de dívidas.

Você também deve checar as suas certidões negativas, que são as mesmas que do vendedor. Além disso, caso você precise usar o seu FGTS para a compra ou financiamento, você precisará verificar com a Caixa qual a relação de documentos que você precisará apresentar a eles.

Depois de tudo isso feito, é preciso elaborar um contrato de compra e venda, que deve ser feito por um advogado especialista, que analisará toda a documentação apresentada. Assim, você minimiza os riscos da operação. No contrato deve constar as intenções, direitos e deveres de ambas as partes. Este documento deve ser registrado em cartório para que tenha validade legal e o imóvel somente pode ser transferido para o seu nome após este registro.

Caso você opte por comprar um imóvel novo, é importante buscar referências que confirmem a credibilidade e confiabilidade da construtora/incorporadora. Procure informações sobre outros projetos, situação fiscal, qualidade das construções, prazos de entrega dos empreendimentos e outras informações que achar relevantes.

Pesquise antes de fechar o negócio

Nós também já falamos sobre como avaliar a localização do seu imóvel, ela é muito importante para que você se sinta seguro e confortável na sua nova casa, afinal, ninguém quer uma vizinhança barulhenta ou morar num local em que seja difícil você se locomover para realizar as suas atividades rotineiras. Então, não deixe de conferir esta matéria!

Além disso, você precisa verificar as porcentagens de ITBI, escritura, registro e possíveis comissões de corretores (se este for o seu caso), assim, você terá uma ideia de quanto deverá ser o seu orçamento.

Não é vergonha pesquisar e buscar informações, comprar um imóvel é um investimento muito grande, que talvez, você faça apenas 1 vez na vida, então, você deve ter toda a segurança para realizar o negócio.

Vistoria

É importantíssimo visitar o imóvel antes de fechar o negócio, se possível, faça mais de uma visita, em horários e dias diferentes.

Mesmo imóveis novos precisam de vistoria. E, para a sua total segurança, não hesite em fazê-la.

Se você vai financiar, o banco vai pedir uma vistoria, mas é para ver as condições de habitabilidade da propriedade, porém, o padrão do Banco pode não ser igual ao seu.

Portanto, a vistoria técnica é importante porque ela analisa uma série de detalhes, que podem impactar de forma decisiva na qualidade de vida de quem vai morar no imóvel. A finalidade dela é identificar qualquer risco e a situação em que se encontra o imóvel no momento da entrega. Por isso, ela deve ser feita somente por um profissional capacitado e com conhecimento técnico para isso.

Cuidados ao receber as chaves

VIVA!!! Chegou a melhor hora: chaves na mão. Só que nessa hora, a pressa e a ansiedade podem ser suas maiores inimigas, você precisa verificar a funcionalidade de cada ambiente do seu novo lar!

Confira portas, janelas, tomadas, interruptores, saídas de água, regulação de fechos, pisos, torneiras, canalização de esgoto e outros detalhes. Se houver qualquer problema, não assine nenhum documento de entrada ou de entrega de chaves.

A obrigação da construtora é entregar um imóvel pronto para que você possa dar o acabamento e morar, sem precisar de reparos.

Realizar o sonho da sua casa é um grande acontecimento na sua vida, portanto, cerque-se de todos os cuidados que achar necessários.